A premissa do projeto era ter uma casa como uma plataforma com todos os espaços em um único nível (que deve ser o mais alto possível para tirar proveito de pontos de vista existentes). Os proprietários já tinham comprado um terreno, e lá se vai a topografia complicada da proposta.
Com uma inclinação média de 68% na parte da frente da propriedade (mais especificamente, nos seus primeiros 10 metros), o chão apresenta o primeiro obstáculo para superar: obras de terra. A primeira simulação teve uma rampa subindo mas o custo de deslocamento de terra foi tão grande que a idéia não era viável (o custo de mover a terra e as fundações de construção para a rampas excediam ao preço pago pelo imóvel). Além disso, esta rampa utilizaria mais do que 60% da área, o que tornou impossível a implementação de um projecto de acordo com os requisitos do cliente.
Então optamos por um corte na parte frontal inferior do lote, uma faixa de cerca de 4,8 m para o estacionamento. Um muro 3,96 m de altura segura a terra remanescente e o acesso dos residentes é feito por um elevador. A casa é quase 15,24 m acima, um corpo longitudinal que se abre para um terraço orientado a norte (lembre-se, no hemisfério sul o sol fica ao norte de todos). Sua extremidade oriental é movida de acordo com as regras de criação de uma sala-mirante de estar com 3 paredes de vidro que dão os moradores vista de 180 graus.
A estrutura da casa é convencional: 16 colunas (repousando sobre uma base de alicerce) que prendem o corpo principal: ao lado de um par de vigas longitudinais apoiam a laje, e outro par (neste caso invertida) mantendo a laje do telhado, livre de elementos de sustentação interna que também funciona como um elemento de integração dos espaços propostos.
Um vácuo separa as áreas privada e social ao mesmo tempo, proporcionando a conexão com o nível mais baixo que abriga uma área de serviço, um estúdio, quarto de empregada e uma sauna. Como parte do vínculo funcional entre o corpo da casa e da área de entretenimento, o terraço serve como uma extensão da cozinha, liberando mais espaço e evitando a necessidade de um outro recinto para a churrasqueira e área de estar.
Informação Complementar:
- Projeto Estrutural: Carlos Alberto Fonseca
- Serviços Elétricos e Sanitários: Projelet Projetos de Sistemas Prediais Ltda
- empreiteiro: PHM Engenharia